quinta-feira, 23 de junho de 2016

Técnico da Reviver palestra no Caps ad


Atividade lembrou o Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho)

A manhã desta quinta-feira (23) foi de bate-papo com os dependentes químicos em recuperação no Centro de Atenção Psicossocial (Caps ad) de Cachoeiro de Itapemirim. O psicanalista, Roney Argeu Moraes, que é especialista em Saúde Mental e Dependência Química e coordenador do Centro Reviver de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (Crepad), falou sobre o Dia Internacional de Combate às Drogas.

“Tiramos algumas dúvidas quanto ao processo de tratamento e apresentamos algumas alternativas para que eles tenham como superar a fase em que se encontram. Também foi falado sobre os resultados obtidos pelo trabalho da Associação de Apoio Terapêutico Reviver no sul do estado”, disse.

Segundo Roney, o Conselho Municipal de Política Sobre Drogas (Comsod) antecipou o Dia “D” de Ações, em Cachoeiro de Itapemirim-ES, alusivas ao Dia Internacional de Combate às Drogas, para sexta-feira (24). Internacionalmente comemora-se a data no dia 26 de junho.

“Nesta data, em Viena, é lançado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas do mundo todo sobre consumo, produção e tráfico de drogas. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU em dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas”, revela.

De acordo com o psicanalista, no relatório de 2015 consta que a prevalência do uso de drogas continua estável em todo o mundo. Estima-se que um total de 246 milhões de pessoas - um pouco mais do que 5% da população mundial com idade entre 15 e 64 anos - tenha feito uso de drogas ilícitas.

“Apesar dos números alarmantes temos que ser otimistas quanto à recuperação. O Caps ad de Cachoeiro tem uma equipe multidisciplinar adequada aos parâmetros da saúde mental, bem como as comunidades Reviver de acordo com a Resolução do Conad de 2015 e a RDC 29 de 2011. Estas são normas e diretrizes reguladoras que têm a finalidade de humanização no atendimento, seja ela em qual modelo for”. Roney enfatiza que operar fora destas regulações é agir contra os direitos humanos.

Localizado no bairro Otto Marins, o Caps ad integra a rede pública de serviços em saúde mental. Fruto de convênio entre a prefeitura de Cachoeiro e o governo do estado, tem uma equipe interdisciplinar que oferta cuidado integral e intensivo, a partir da perspectiva de portas abertas (sem necessidade de encaminhamento). Mais informações: 3522-4366. 


Fonte:
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário